quinta-feira, 15 de setembro de 2011


Tecnologias Educacionais: Ensinando e Aprendendo com as TICs
Márcia Roseane de Souza 

Projeto: Eu Leio e Escrevo Sobre Folclore 

Grupo da Escola Municipal Professor Raimundo Guerra
Adriana Bernardo da Silva
Sônia Pereira de Brito


JUSTIFICATIVA
Com o intuito de estimular a leitura e escrita resolvemos desenvolver algumas atividades, relacionadas ao folclore, nas turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, onde pudéssemos contextualizar os saberes de forma interdisciplinar, pois é necessário envolver e instigar nossos alunos, para que possam adquirir habilidades de leitura, escrita e oralidade. 

OBJETIVOS

Objetivo geral:
  • Utilizar as novas tecnologias como suporte pedagógico para desenvolver a leitura e escrita tendo como tema o Folclore. 

Objetivos Específicos
  • Despertar o interesse pela leitura e escrita;
  • Desenvolver a criatividade desenhando, criando, pintando, dramatizando parlendas, acrósticos entre outras;
  • Valorização do trabalho por meio da apresentação dos mesmos para a comunidade. 

RECURSOS METODOLÓGICOS
  • Assistir documentários;
  • Ler, cantar e dançar cantigas;
  • Pesquisa na internet;
  • Entrevista;
  • Ensaios;
  • Filmar e fotografar as apresentações; 

DESENVOLVIMENTO

Inicialmente fizemos o levantamento do conhecimento prévio do aluno, logo após demos início as atividades explorando a leitura, escrita e oralidade. Para tanto utilizamos textos diversificados como lendas, advinhas, provérbios, cantigas de rodas, etc., tendo como suporte para assimilação desses conhecimentos, o aparato tecnológico existente na escola, onde os alunos usaram como recurso pedagógico, veiculo de informação e forma de expressão da nossa cultura popular, ou seja, nosso folclore. Concluímos com apresentações teatrais, acrósticos, mamulengos e participação na radio escolar, comidas típicas, para toda comunidade.

AVALIAÇÃO
Será contínua e processual considerando os objetivos gerais e específicos propostos nesse projeto e nas atividades relacionadas diárias desenvolvidas pelo professor.














quinta-feira, 14 de julho de 2011

O São Pedro da Escola Municipal Professor Raimundo Guerra






                                     
                                            Apresentação do 5º ano

                                                        Apresentação do 5º ano

 Apresentação do 4º ano - Uma história matuta Seu Carmelindo Bode e Janice Acelobala




                                                                     4º ano

                                                              4º ano

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Água Potável: de “dádiva” à raridade.


Na composição da água entram dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo: H) e uma parte de oxigênio (símbolo: O). Sua fórmula química é H2O.
Três quartos da superfície da Terra são recobertos por água. Trata-se de quase 1,5 bilhão de km3 de água em todo o planeta, contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras. Parece inacreditável afirmar que o mundo está prestes a enfrentar uma crise de abastecimento de água. Mas é exatamente isso o que está para acontecer, pois apenas uma pequeníssima parte de toda a água do planeta Terra serve para abastecer a população.

Vinte e nove países já têm problemas com a falta d'água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez - vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água. É uma crise sem precedentes na história da humanidade. Em escala mundial, nunca houve problema semelhante. 

Ciclo da Água


A água, na natureza, está sempre mudando de estado físico. Sob a ação do calor do Sol, a água da superfície terrestre se evapora e se transforma em vapor d'água. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de água que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens.
As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, voltam à superfície terrestre em forma de chuva. Uma parte da água das chuvas penetra no solo e forma lençóis de água subterrâneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos etc. Com o calor do Sol, a água volta a evaporar.




Assista um vídeo sobre a escassez da água: Carta 2070

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tecnologias na Educação:

A importância das novas mídias na formação do professor e seus desdobramentos no universo escolar.
 Segundo Valente (1999), o uso do computador na educação objetiva a integração do educador no processo de aprendizagem dos conceitos curriculares em todas as modalidades e níveis de ensino, podendo desempenhar papel de facilitador entre o aluno e a construção do seu conhecimento. O autor defende a necessidade de o professor da disciplina curricular atentar para os potenciais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades não informatizadas de ensino-aprendizagem e outras passíveis de realização via computador. Ele enfatiza, também, a necessidade de os docentes estarem preparados para realizar atividades computadorizadas com seus alunos, tendo em vista a necessidade de: determinar as estratégias de ensino que utilizarão, conhecer as restrições que o software apresenta e ter bem claros os objetivos a serem alcançados com as tarefas a serem executadas.